domingo, 19 de julho de 2009

Estou de volta... Para trás ficaram as ruas da Gràcia, as comidas nos pátios do Hospital, o ver Tibidabo ao longe, as idas aos kebabs, as festas com as italianas e com os alemães, o BeCool e a ESN, a sensação de plenitude...
Senti vontade de vir aqui escrever algo que acho que vale a pena transmitir. A ideia de fazer Erasmus surgiu há cerca de 8 anos atrás quando meu irmão saiu de casa e só voltou 6 meses depois com histórias para contar, uma lista de paises que visitou e outras tantas coisas que na altura não poderia imaginar... Nestes 8 anos que se seguiram fui ouvindo e lendo sobre muitas coisas, e no ano passado vocês foram-me contando mais frequentemente o que é isso de passar um ano noutra cidade.
Pois bem tenham as expectativas que tiverem, oiçam as historias que ouvirem, a vossa experiência não será igual à dos outros como não foi a minha igual à vossa. Claro que as trivialidades normais e inerentes a este tipo de experiências se repetem, mas aquilo que realmente pensamos e sentimos sobre tudo é só nosso e só se constroi com o que já éramos antes. Ideias como meses de festa em discotecas e relações efemeras limita imenso a ideia do que é o Erasmus e tenho pena que ao voltar ainda muita gente associe esta experiência a algo por vezes fútil e superficial... No fundo o que quero deixar aqui escrito é que Erasmus é um resultado daquilo que estamos dispostos a dar de nós e acaba por ser o que mais tem a ver connosco e com aquilo que buscamos da vida. Assim, e porque somos todos diferentes, Erasmus acaba por ser uma reflexão de nós próprios e uma forma de auto-conhecimento se estivermos dispostos a isso... É um ano em que poderemos arriscar mais, experimentar e testar a nossa capacidade de adaptação às diferentes situações, mas também podemos encontrar um equílibrio e viver calmamente se no fundo for esse o estilo de vida que mais gostamos... O que acaba por ser importante no fim de tudo é a pessoa que nos tornámos depois daquilo que o Erasmus nos deu..!

3 comentários:

Soraiadodot disse...

No fundo, é como todas as experiências da vida, que podendo ser semelhantes têm sempre diferenças uma vez que a personalidade, convicção e visão das coisas de quem a vive a molda de modo diverso...
Se tivesse que definir Erasmus numa palavra para mim seria intensidade... Uma vez que na minha experiência qualquer momento, triste ou feliz se poderia transformar facilmente em muitoo triste ou muitoo feliz... Tive muitoo medo, senti-me muitoo sozinha, mas também estive muitoo feliz e muitoo realizada... É uma dualidade... Mas aconteça o que acontecer Erasmus deixa sempre saudades, e marcas claro!
Petonets =P

Nuno disse...

Subscrevo :)

Anónimo disse...

Erasmus...so quem passa por "ele" é que sabe...!
como é possivel...ja quase me estava a esquecer da existência do nosso blog...ja la vao 2 anos que foi criado!